Design Sprint

Objetivos
O workshop ajuda a responder questões de empresas que desejam inovar em produtos ou serviços. Como inovar? Por onde começar? Como saber se uma ideia é boa e se será aceita pelo público? O design sprint é a receita infalível para responder a todas elas rapidamente. O método foi criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhou no Google para criar e testar ideias em apenas cinco dias. É a aplicação do design thinking com método. O design sprint pode ser aplicado em empresas de todo tipo: farmacêutica, telefonia, e-commerce, saúde, agro, finanças e muito mais. O Design sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.

O objetivo do curso é ilustrar o método sprint para resolver problemas que exigem criatividade. Pode ser um auxílio em projetos do tipo Lean Six Sigma DMAIC, Design For Lean Six Sigma – DMADV, Startups e projetos de inovação. São escolhidas 1-3 oportunidades REAIS e as equipes as desenvolvem ao longo do workshop.


Público alvo
Líderes de projetos, pessoal de pesquisa e desenvolvimento, marketing, Belts, indivíduos em geral que desejam aplicar métodos criativos para desenvolver de forma rápida um produto mínimo viável ou solução mínima viável para teste num público alvo.


Carga horária
2-5 dias.


Programa do workshop
O workshop segue a receita dos autores do livro Sprint (Knapp, Zeratsky e Kowitz) que funciona de forma excelente! Na segunda-feira, você mapeará o problema e escolherá um ponto importante em que se concentrar. Na terça-feira, esboçará soluções concorrentes no papel. Na quarta-feira, transformará as ideias em soluções que possam ser testadas. Na quinta-feira, construirá um protótipo realista. E finalmente, na sexta-feira, fará um teste com pessoas reais.

A equipe deverá ter todos os integrantes relacionados com o problema ou oportunidade escolhido e durante o workshop deverá existir imersão total para a solução e prototipação do MVP (minimum viable product). Na sexta feira deverão ser conduzidas entrevistas para testar o protótipo criado ao longo da semana.

Papéis no Design Sprint
Definição de objetivo
Mapa macro
Perguntando aos especialistas e clientes
Notas “Como poderíamos”
Escolhendo um alvo do Sprint

Esboço das primeiras ideias
Crazy8s
Museu de arte e Pesquisa de intenção de voto
Críticas relâmpago
Storyboard

Construindo fachadas: MVP
Mentalidade do protótipo 

Escrevendo roteiro para a entrevista
Agenda de entrevistas
“A entrevista em 5 atos

    MI Domenech é uma das empresas pioneiras em Lean Seis Sigma na América Latina, iniciada em 1999 a partir de um convite da Motorola University para fazer a formação dos funcionários da Motorola e de seus parceiros na América do Sul. Um dos sócios fez treinamentos na Motorola University (Austin, Texas) e desde a criação da MI Domenech ajudou com sua equipe a implementar o programa em várias empresas e a desenvolver pessoas com forte senso de comprometimento.

    Conduzimos a empresa com o objetivo de gerar resultados expressivos aos nossos clientes e, sobretudo, a ensiná-los a pescar.

    Junto com nossos parceiros, estamos continuamente avaliando as estratégias de melhoria e inovação em uso nas empresas nacionais e multinacionais líderes de mercado.

    ENDEREÇO

    Escritório: Rua Lord Cockrane, 616 - Sala 609 - Ipiranga - São Paulo - SP | CEP: 04213-001

    Escritório Brasil:
    Tel:+55 11 3459-5101
    Email: mid@midomenech.com.br

    Escritório Portugal:
    Tel:+351 926 546 481
    Email: larissa.tomaz@midomenech.com.br