O Champion é – usualmente – a pessoa que gerencia o processo que se quer melhorar.

Leia mais...  

A técnica do 5 Porquês foi criada na Toyota para identificar a causa raiz de um problema. A técnica consiste em perguntar o porquê 5 vezes, em sequência, até chegar a uma ou a varias causas que, depois de tratadas, eliminam o problema.

Leia mais...  

Uma pergunta que todas as pessoas fazem quando precisam realizar uma análise estatística é o tamanho da amostra, ou seja, quantos dados devem ser coletados.

Leia mais...  

O problema neste caso era como realizar múltiplas análises de capacidade (Capability Analysis) de forma automática e em gráficos separados.

Leia mais...  

 

Há uma pergunta recorrente entre executivos (Sponsors) e Belts nos programas Lean Six Sigma: “como fazer para aumentar o retorno dos projetos?” Esta questão se pode estender a qualquer tipo de projetos ou iniciativas de melhoria.

Leia mais...  

O nosso caso é o seguinte, temos os dados da tabela abaixo no Minitab. Deseja-se construir duas colunas adicionais, uma contendo o ano e uma segunda contendo o mês. Como fazer isso de forma simples?

Leia mais...  

processos-lean-seis-sigma

É frequente a pergunta: em qual tipo de empresa posso aplicar Lean Six Sigma (LSS)? Posso aplicar LSS em projetos de tal setor? 

Leia mais...  

Fizemos um gráfico de séries temporais no Minitab (Gráfico\Gráficos de Séries Temporais\ Simples) e ele tem o aspecto da figura abaixo.

Leia mais...