Cocamar é uma cooperativa agroindustrial do Paraná que vem fazendo um excelente trabalho no desenvolvimento da cultura Lean Seis Sigma. No setor agroindustrial é uma empresa pioneira no Brasil.

Todo ano faz eventos de premiação dos melhores projetos que são muito estimulantes para incentivar o programa. Aqui tem uma amostra de um deles realizado em 2013. 


Programa de melhoria contínua reúne colaboradores

Neste final de semana, dias 23 e 24 de fevereiro, cerca de 160 colaboradores participaram do I Encontro do Programa de Melhoria Contínua, no Aguativa Golf Resort. O gerente de Gestão e Qualidade Clodimar Viotto, afirma que o evento teve o objetivo de comemorar o sucesso dos projetos realizados no ano passado e oficializar os projetos desenvolvidos em 2013. “Esse programa é fundamental para o aumento do valor econômico da cooperativa, desenvolvimento da liderança e capacidade de solução de problemas simples e mais complexos. A fórmula para o sucesso envolve quatro ingredientes: escolha das oportunidades certas, treinamento dos colaboradores, suporte dos gestores e disponibilidade para desenvolver o projeto em equipe.” Na abertura do evento o Presidente da cooperativa Divanir Higino da Silva (Didi) destacou a importância desses projetos para a Cocamar. “Os resultados obtidos desde 2009, quando iniciou o programa na cooperativa, são muito expressivos e mostram que o engajamento e o comprometimento dos colaboradores foram essenciais para os retornos que tivemos até aqui.” Para 2013, o desa¬fio continua com novos projetos a serem realizados entre Lean Six Sigma, Melhoria de Processos e Kaizens, com um retorno esperado de R$ 9 milhões.


Colaboradores são certificados pelo programa

Entre Yellow, Green e Black Belts, cerca de 60 colaboradores participaram dos projetos realizados em 2012 foram certificados no I Encontro do Programa de Melhoria Contínua. Segundo o coordenador do Escritório de Processos Fernando Castro Vieira Filho, as certificações são fundamentais para o reconhecimento do projeto desenvolvido também da formação do colaborador. “Esse é momento que todos os Belts esperam por ser a concretização de um trabalho desenvolvido por um longo tempo."

Os melhores projetos

Os 12 projetos desenvolvidos na cooperativa durante o ano passado foram apresentados a uma banca composta por Carlos Domenech, Master Black Belt; Patrícia Fonseca, Master Black Belt e Consultora Interna da empresa Anglo American e por Manoel Fernandes, Black Belt da empresa Elekeiroz.

Se tiver comentários sobre o assunto nos escreva!