Softwares comerciais. Conforme o tipo de problema e o tipo de cliente, temos adaptado nossos materiais aos softwares do mercado. Há muitos softwares excelentes para aplicações estatísticas, para simulação e outros. Mostramos abaixo alguns que podem ser úteis para a comunidade LSS.

Instantis
É um software que pode fazer a gestão corporativa dos projetos Lean Seis Sigma. Construído em Java permite centralizar a seleção de projetos, acompanhamento, difusão do conhecimento e relatório das iniciativas Lean Seis Sigma (incluindo aspectos financeiros).

JMP
O Jump é possivelmente o melhor software estatístico para exploração interativa de dados. É muito similar ao Minitab em quanto a ferramentas estatísticas, mas é extremamente mais poderoso para a manipulação de grandes conjuntos de dados. Como exemplo, tente fazer um diagrama de dispersão múltiplo no Minitab (matrix plot) com 20 variáveis, cada uma com 5000 linhas... quase certamente desistirá da empreitada. Por que não é o software mais utilizado para Lean Seis Sigma? Temos duas explicações possíveis: a primeira é que o aspecto comercial não é o forte do SAS (empresa que desenvolve o JMP), a segunda é que sua utilização requer maior domínio de conceitos estatísticos.

Minitab
É o pacote estatístico ideal para o Lean Seis Sigma. Seus menus são simples e amigáveis. De longe é o software mais difundido na comunidade Lean Seis Sigma. Tem ferramentas estatísticas para realizar testes de hipóteses, calcular tamanho de amostras, analisar modelos de regressão, construir planos experimentais e gráficos de controle e muitas outras aplicações. 

SigmaXL
É a versão “econômica” do Minitab. São macros que rodam em Excel com menus muito similares aos do Minitab, mas a um custo bem inferior. É o software utilizado pela Motorola para realizar treinamentos externos de Green Belt. O custo/benefício é adequado.

Design Expert
É o melhor software para planejamento de experimentos. É extremamente fácil de utilizar e poderoso. Permite otimizar múltiplas respostas com restrições não somente para os ys, mas também para os xs. Pode ser usado para desenho robusto de processos e produtos.

Table Curve
Você precisa realizar ajuste de uma função em duas dimensões e a equação não é trivial? Exemplo: ela não é uma das apresentadas pelo Excel ou pelo Minitab? O Table Curve tem um banco de umas 3000 equações. Quando você solicita o ajuste, o software testa dentre essas 3000 equações e, em segundos, mostra qual é a curva que melhor se ajusta a seus dados, a 2ª melhor e assim sucessivamente. A qualidade gráfica é excelente.

Crystal Ball
O Crystal Ball é um software de simulação da empresa Oracle que funciona como um suplemento do Excel. Desenvolvido para tratar riscos e probabilidades. Atualmente usado em 85% das 500 empresas Fortune e nos 50 principais programas de MBA dos Estados Unidos. O que se pode fazer com ele? Diversas aplicações no LSS: após fazer um mapa funcional ou mapa VSM, se podem atribuir distribuições às variáveis do processo para avaliar a influência delas no tempo de ciclo total. Pode-se explorar o modelo de um processo criado com DOE para determinar tolerâncias estatísticas (e realísticas!) das variáveis controladas. As variáveis que afetam o custo do estoque podem ser simuladas e otimizadas.