Objetivos
Formar líderes em Lean Seis Sigmas, no nível de Green Belt, para implementar as oportunidades de melhoria nos processos da organização. Dar suporte permanente após o treinamento para a execução dos projetos.

O curso de Formação de Green Belts visa capacitar as pessoas para liderar equipes e gerenciar projetos Lean Seis Sigma focados na sua área de atuação, de acordo com a metodologia DMAIC. O curso oferece várias técnicas para analisar os processos, a fim de identificar os fatores relevantes e criar as soluções para a implementação e a manutenção das oportunidades de melhoria, de modo a perpetuar os ganhos para a organização.

Público alvo
Pessoas de todas as áreas da organização que desejam conhecer e aplicar a metodologia Lean Seis Sigmas para implementar oportunidades de melhoria. Os projetos de nível Green Belt usualmente restritos à área de atuação da pessoa e são mais focados que os projetos de Black Belt.

Carga horária
80 horas dividas em 2 semanas de 40 horas.

Programa do curso

Definir

  • Estrutura do projeto
  • Mapa SIPOC
  • Requerimentos VOC, VOB
  • Mapa de raciocínio
  • Análise de resistências

Etapa Medir

  • Mapa funcional
  • Análise atividades VA-NVA e ganhos rápidos
  • Pareto: estratificação ys
  • Mapa de variáveis
  • Diagrama e matriz Causa-Efeito
  • Plano coleta de dados
  • Medidas resumo e gráficos
  • Controle Estatístico de Processos
  • Analise Sistema Medição para dados contínuos
  • Cálculo capacidade

Etapa Analisar

  • 5 Porquês
  • Critérios para redesenho do processo
  • Balanceamento operações, tempo takt
  • Mudança de layout
  • FMEA/ Poka-yoke
  • Fluxograma de estudo de causa-raiz
  • Métodos de comparação
  • Cálculo tamanho de amostra

Etapa Melhorar

  • Métodos de Correlação
  • Regressão simples e múltipla
  • Geração de Soluções
  • Planos pilotos, simulação
  • Plano de implementação
  • Análise resistências

Etapa Controlar

  • Padronização operações
  • Conceito de autocontrole
  • Auditorias
  • Matriz de controle
  • Responsabilidades do CEP
  • Dicas e erros no CEP
  • Integração e gerenciamento do processo
  • Difusão de melhorias
  • Validação financeira dos ganhos