A M. I. Domenech oferece orientação e apoio durante a realização de projetos de melhoria ou desenvolvimento e tem um processo para certificar aos líderes de projetos em três níveis: Master Black Belt (MBB), Black Belt (BB) e Green Belt (GB).

Master Black Belt
O MBB é um líder operacional que coordena as atividades estratégicas de melhoria da empresa e ajuda na institucionalização do LSS. Tem a habilidade de orientar Black Belts e Green Belts em seus projetos e de conduzir grandes projetos corporativos.

Para ser certificada como Master Black Belt a pessoa deve reunir as seguintes condições:

  • Participar do treinamento em três áreas chave de uso rotineiro do MBB: Gestão e liderança, Habilidades técnicas e Habilidade de treinamento e comunicação. O candidato deve assistir a 90% dos treinamentos, pelo menos.
  • Demonstrar conhecimento das ferramentas do LSS, pela aprovação nos testes de proficiência e conclusão das tarefas no final de cada semana de treinamento.
  • Demonstrar habilidade no ensino de conceitos do LSS.
  • Ter coordenado pessoalmente ou atuado como mentor de pelo menos 5 projetos (DMAIC ou DMADV) com retorno relevante para a empresa.

 

Black Belt
O BB é especialista na condução de projetos complexos LSS em processos nas mais diversas áreas da empresa. Devem possuir habilidades de comunicação e liderança e conhecimento para análise de processos e análise de dados, com a aplicação de técnicas de análise avançadas.

Para ser certificada como Black Belt a pessoa deve reunir as seguintes condições:

  • Participar do treinamento de 4 semanas nos conceitos do Lean Seis Sigma (LSS). O candidato deve assistir a, pelo menos 90% do treinamento.
  • Demonstrar conhecimento do LSS, pela aprovação nos testes de proficiência no final de cada semana de treinamento.
  • Ter coordenado pessoalmente dois projetos com retorno significativo para a empresa. O projeto deverá ser documentado conforme os critérios definidos pela M. I. Domenech.
  • Se o candidato já liderou um projeto como Green Belt, basta coordenar um projeto como Black Belt.

 

Green Belt
O GB é especialista na condução de projetos LSS em processos da sua área de atuação. Devem possuir habilidades de comunicação e liderança e conhecimento para análise de processos e análise de dados.

Para ser certificada como Green Belt a pessoa deve reunir as seguintes condições:

  • Participar do treinamento de 2 semanas nos conceitos do Lean Seis Sigma. O candidato deve assistir a, pelo menos, 90% do treinamento.
  • Demonstrar conhecimento do LSS, pela aprovação nos testes de proficiência no final de cada semana de treinamento.
  • Ter coordenado pessoalmente 1 projeto com retorno importante para a empresa. O projeto deverá ser documentado conforme os critérios definidos pela M. I. Domenech.