Design Sprint
Objetivos
O workshop ajuda a responder questões de empresas que desejam inovar em produtos ou serviços. Como inovar? Por onde começar? Como saber se uma ideia é boa e se será aceita pelo público? O design sprint é a receita infalível para responder a todas elas rapidamente. O método foi criado pelo designer Jake Knapp no período em que ele trabalhou no Google para criar e testar ideias em apenas cinco dias. É a aplicação do design thinking com método. O design sprint pode ser aplicado em empresas de todo tipo: farmacêutica, telefonia, e-commerce, saúde, agro, finanças e muito mais. O Design sprint serve para equipes de todos os tamanhos, de pequenas startups até os maiores conglomerados, e pode ser aplicado por qualquer um que tenha uma grande oportunidade, problema ou ideia e precise começar a trabalhar já.
O objetivo do curso é ilustrar o método sprint para resolver problemas que exigem criatividade. Pode ser um auxílio em projetos do tipo Lean Six Sigma DMAIC, Design For Lean Six Sigma – DMADV, Startups e projetos de inovação. São escolhidas 1-3 oportunidades REAIS e as equipes as desenvolvem ao longo do workshop.
Público alvo
Líderes de projetos, pessoal de pesquisa e desenvolvimento, marketing, Belts, indivíduos em geral que desejam aplicar métodos criativos para desenvolver de forma rápida um produto mínimo viável ou solução mínima viável para teste num público alvo.
Carga horária
2-5 dias.
Programa do workshop
O workshop segue a receita dos autores do livro Sprint (Knapp, Zeratsky e Kowitz) que funciona de forma excelente! Na segunda-feira, você mapeará o problema e escolherá um ponto importante em que se concentrar. Na terça-feira, esboçará soluções concorrentes no papel. Na quarta-feira, transformará as ideias em soluções que possam ser testadas. Na quinta-feira, construirá um protótipo realista. E finalmente, na sexta-feira, fará um teste com pessoas reais.
A equipe deverá ter todos os integrantes relacionados com o problema ou oportunidade escolhido e durante o workshop deverá existir imersão total para a solução e prototipação do MVP (minimum viable product). Na sexta feira deverão ser conduzidas entrevistas para testar o protótipo criado ao longo da semana.
Papéis no Design Sprint
Definição de objetivo
Mapa macro
Perguntando aos especialistas e clientes
Notas “Como poderíamos”
Escolhendo um alvo do Sprint
Esboço das primeiras ideias
Crazy8s
Museu de arte e Pesquisa de intenção de voto
Críticas relâmpago
Storyboard
Construindo fachadas: MVP
Mentalidade do protótipo
Escrevendo roteiro para a entrevista
Agenda de entrevistas
“A entrevista em 5 atos