Formação de Master Black Belt

Objetivos
Representa a “cola técnica” que mantém juntos os ingredientes do Lean Six Sigma. O MBB ajuda na institucionalização do LSS na empresa. O Master Black Belt ajuda a escolher os projetos relevantes, a treinar e orientar os Belts e a liderar projetos de grande complexidade. Comunica-se com a liderança executiva, com gestores de nível médio e com a base da organização para aumentar a difusão da cultura de melhoria contínua.

O objetivo o curso é aperfeiçoar as habilidades do participante em liderança, comunicação e gestão da mudança, assim como em técnicas estatísticas avançadas. Amplia-se o poder de fogo do Belt com ferramentas de previsão, simulação e desenvolvimento de novos produtos e processos.

Público alvo
Pessoas com formação de Black Belt que desejam aprofundar seus conhecimentos em LSS para atuar na coordenação do programa.

Carga horária
80 a 120 horas

Cursos abertos
Requisitos
Os participantes deverão portar notebook com os softwares Minitab, JMP, Cristal Ball, Excel e Adobe reader instalados.

Programa do curso

Bases do Lean Six Sigma

  • O LSS como metodologia global    
  • Gestão do programa e gestão de mudanças e pessoas
  • Etapas para a implementação do LSS
  • Estilos de aprendizagem – Método 4MAT    
  • Estilos de liderança
  • Gestão do portfólio de projetos    
  • Análise de Processos: Importância versus valor econômico
  • Mapa VSM estendido    
  • Controle dos projetos
  • Bases da Estatística    
  • O Pensamento Crítico e seu irmão, o Pensamento Estatístico    
  • Caso de dependências na análise estatística e remédios
  • Bases do Lean    
  • A abordagem Lean    
  • Inibidores da produtividade    
  • Leis do LSS e leis da variabilidade    
  • Inflexibilidade    
  • O inimigo chamado complexidade    
  • O custo da complexidade
  • Coaching e Influência
  • Papel do líder coach    
  • Barreiras e obstáculos – reais e percebidos    
  • Um mapa de rota do território do coaching    
  • Estilos de coaching
  • Bases financeiras
  • Definições básicas
  • O papel do plano de negócios – Show me the Money in the P/L!        
  • Gestão das métricas de melhoria
  • Projeção de cenários alternativos    
  • O caso especial do Departamento de Compras                    
  • Importância da contabilidade enxuta
  • Custeio padrão versus custeio na empresa enxuta
  • Eliminando desperdícios do setor de contabilidade
  • Estoque e margem de contribuição

Etapa Definir    

  • Determinação de meta realística    
  • Influência do tamanho do desafio sobre a detecção da melhoria    

Etapa Medir

  • Métodos alternativos para estudos RR
  • Variabilidade do sistema de medição e inspeção de produtos    
  • Aspectos sobre cálculo de métricas do processo    
  • Análise de OEE e takt time

Etapa Analisar    

  • Bases da inferência estatística    
  • Escolha do plano de amostragem    
  • Intervalos de confiança e teste de hipótese    
  • Modelo ANOVA de efeitos fixos e aleatórios    
  • Tamanho de amostral para 2 ou mais fatores
  • Fontes de variação e otimização da amostragem    
  • Análise de modelos lineares    
  • Dicas para análise eficiente de modelos lineares
  • Tamanho de amostra em regressão
  • Previsão para Séries Temporais    
  • Controle Estatístico de Processos quando há tendência    
  • Modelos de regressão, alisamento, alisado exponencial, ARIMA e ARIMA sazonais    

Etapa Melhorar e Controlar

  • Bases do DOE    
  • Fatorial completo, fracionário e Superfície de Resposta    
  • Caminho de subida rápida    
  • Planos ótimos
  • Desenho de processos robustos    
  • Desenho do sistema, dos parâmetros e da tolerância 
  • Transmissão da variação
  • Simulação Crystal Ball    
  • Modelos determinísticos e modelos estocásticos    
  • Modelos empíricos e fenomenológicos
  • Bases de Soluções Eficazes
  • Mapa mental das soluções eficazes    
  • O papel da criatividade para soluções eficazes    
  • O poder da limitação de recursos e das metas ambiciosas    
  • Adotar a melhoria contínua como cultura: Kaizen
  • Saber Profundo como sistema    

    MI Domenech é uma das empresas pioneiras em Lean Seis Sigma na América Latina, iniciada em 1999 a partir de um convite da Motorola University para fazer a formação dos funcionários da Motorola e de seus parceiros na América do Sul. Um dos sócios fez treinamentos na Motorola University (Austin, Texas) e desde a criação da MI Domenech ajudou com sua equipe a implementar o programa em várias empresas e a desenvolver pessoas com forte senso de comprometimento.

    Conduzimos a empresa com o objetivo de gerar resultados expressivos aos nossos clientes e, sobretudo, a ensiná-los a pescar.

    Junto com nossos parceiros, estamos continuamente avaliando as estratégias de melhoria e inovação em uso nas empresas nacionais e multinacionais líderes de mercado.

    ENDEREÇO

    Escritório: Rua Lord Cockrane, 616 - Sala 609 - Ipiranga - São Paulo - SP | CEP: 04213-001

    Escritório Brasil:
    Tel:+55 11 3459-5101
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    Email: larissa.tomaz@midomenech.com.br