Modelos de Séries de Tempo

Objetivos
O curso aborda as técnicas utilizadas para fazer previsão baseando-se unicamente nos valores históricos do processo, a fim de compreender a evolução do processo e prever o seu comportamento futuro com uma maior chance de acerto.

O objetivo do curso é capacitar o participante a escolher o modelo de série temporal mais adequado às suas necessidades, interpretar o comportamento da série e, assim, fazer previsões confiáveis.

Público alvo
Pessoas de diversos setores que necessitam fazer previsões a partir de dados históricos. Pode-se incluir entre os setores interessados: Qualidade, Engenharia de Processos, Comercial, Suprimentos, Inteligência de Mercado, Manutenção.

Carga horária
24 horas.

Programa do curso

O programa foi desenvolvido em parceria entre a M. I. Domenech e o Dr. Jesús Cuellar (PHD pela Universidade de Wisconsin, a escola de George Box, o pai dos poderosos métodos de modelagem ARIMA).

  • Introdução aos modelos de previsão
  • Importância econômica
  • Tipos de dados
  • Conceitos básicos: medidas resumo e gráficos
  • Tipos de correlação: funções ACF e PACF
  • Modelos de previsão para Séries Temporais
  • Modelos de previsão explicativos versus séries de tempo
  • Passos para modelar a série: identificação, estimação, previsão
  • Tamanho de amostra
  • Controle Estatístico do Processo para dados com tendência
  • Influência da autocorrelação no uso e interpretação de gráficos de controle
  • Previsão com Modelos Lineares (regressão múltipla avançada)
  • Como incorporar efeitos de eventos específicos ou inesperados nas previsões
  • Modelos simples    
  • Modelos de alisamento
  • Modelos ARIMA (AutoRegressive Integrated Moving Average) não sazonais
  • Modelos ARIMA sazonais
  • Discussão de casos reais

    MI Domenech é uma das empresas pioneiras em Lean Seis Sigma na América Latina, iniciada em 1999 a partir de um convite da Motorola University para fazer a formação dos funcionários da Motorola e de seus parceiros na América do Sul. Um dos sócios fez treinamentos na Motorola University (Austin, Texas) e desde a criação da MI Domenech ajudou com sua equipe a implementar o programa em várias empresas e a desenvolver pessoas com forte senso de comprometimento.

    Conduzimos a empresa com o objetivo de gerar resultados expressivos aos nossos clientes e, sobretudo, a ensiná-los a pescar.

    Junto com nossos parceiros, estamos continuamente avaliando as estratégias de melhoria e inovação em uso nas empresas nacionais e multinacionais líderes de mercado.

    ENDEREÇO

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