
Nível Sigma de montadoras – O sentimento da maior confiabilidade e robustez dos carros em relação aos produtos de informática pode diminuir com o tempo à medida que aumenta a introdução de tecnologia avançada. Uma reportagem do Estado de São Paulo (31/10/05) mostra um aumento do índice de defeitos quando aumenta a sofisticação dos sistemas. Como exemplo ilustra-se o caso dos carros da Mercedes Benz, com 4,9% de carros com itens defeituosos, o qual corresponde a um processo 1,7 Sigma.
Shewhart inventou os gráficos de controle na década de 1920 como uma forma de diminuir os esforços de inspeção. Mais de 80 anos depois há muitas empresas que ainda continuam acreditando que a inspeção 100% “garante” a qualidade dos produtos. Já foi provado que a chance de “escape” dos defeitos é muito grande, especialmente quando a inspeção depende da ação subjetiva dos inspetores.
Para diminuir os custos e melhorar a qualidade, as empresas devem simplificar os processos e diminuir a variabilidade dos fatores chaves. As metodologias de ponta que estão sendo utilizadas com este fim denominam-se Lean Seis Sigma (Figura 1). A não utilização de ferramentas poderosas faz com que a taxa de defeitos continue alta e os custos de re-trabalho, “recalls”, indenizações e gastos com garantia tornem certas empresas não competitivas.
Na Figura 2 se reproduz a reportagem do Estado de São Paulo (31/10/05) que mostra o nível de defeitos para várias montadoras. Na Figura 3 convertemos as taxas de defeitos em nível de qualidade Sigma. No passado o nível de qualidade Sigma considerado aceitável era próximo de 4. Atualmente as empresas de qualidade mundial trabalham para que seus processos atinjam níveis de qualidade Sigma próximos de 6. Observa-se que as montadoras ainda têm que fazer grandes esforços para chegar a estes níveis de qualidade.
Figura 2 – Situação atual do avanço da tecnologia no setor automotivo “Tecnologia versus defeitos”
Carlos Domenech – MBB
Se tiver comentários sobre o artigo nos escreva!
Como escolher as variáveis y e x dos projetos? Qual é a diferença entre elas? As variáveis y depen...
Cuidado com o uso de médias móveis! O uso de dados acumulados (médias ou somas móveis), ainda bem...
MI Domenech é uma das empresas pioneiras em Lean Seis Sigma na América Latina, iniciada em 1999 a partir de um convite da Motorola University para fazer a formação dos funcionários da Motorola e de seus parceiros na América do Sul. Um dos sócios fez treinamentos na Motorola University (Austin, Texas) e desde a criação da MI Domenech ajudou com sua equipe a implementar o programa em várias empresas e a desenvolver pessoas com forte senso de comprometimento.
Conduzimos a empresa com o objetivo de gerar resultados expressivos aos nossos clientes e, sobretudo, a ensiná-los a pescar.
Junto com nossos parceiros, estamos continuamente avaliando as estratégias de melhoria e inovação em uso nas empresas nacionais e multinacionais líderes de mercado.
Escritório: Rua Lord Cockrane, 616 - Sala 609 - Ipiranga - São Paulo - SP | CEP: 04213-001
Tel: (11) 3459-5101
Email: mid@midomenech.com.br
Escritório Maringá: Tel: (44) 99721-1514
Email: larissa.tomaz@midomenech.com.br